domingo, 10 de fevereiro de 2013

Equilíbrio em Portugal está baixo, mas sempre foi assim


Aproveitando o marasmo que é a primeira fase dos campeonatos estaduais, volto a analisar a evolução do equilíbrio nos principais campeonatos do mundo, ao longo da história. Já apresentei os casos de Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha. Hoje, é a vez de falar do Campeonato Português.

A evolução do equilíbrio em Portugal é um pouco diferente dos outros países analisados. Assim como os outros, o Português também tem visto seu equilíbrio cair nos últimos anos. A diferença é que Portugal teve seu maior nivelamento histórico nos anos 1990 (e não no passado distante) e hoje, mesmo com a queda, ainda está longe de seu menor nível histórico.

Veja abaixo a evolução do nivelamento em Portugal, medido pelo Índice de Equilíbrio (veja aqui como ele é calculado):



Os primeiros 10 anos da história do Campeonato Português tiveram baixíssimo equilíbrio. Tanto que os 5 índices mais baixos da história do país são todos dessa época. O torneio de 1939/40 alcançou a pontuação mais baixa que já calculei em qualquer campeonato: 14,85%.
A maior peculiaridade de Portugal é o crescimento do equilíbrio até os anos 1990, época em que a maioria dos outros campeonatos já apresentava sinais claros de declínio. Prova disso é que 4 das 5 edições mais equilibradas do torneio ocorreram entre 1989 e 1993 (curiosamente, o recorde é de 2004/05, temporada que foi uma exceção numa fase que já era de queda).

Uma coisa que se deve ressaltar é que, mesmo em suas melhores fases, o equilíbrio em Portugal esteve muito abaixo do dos outros principais campeonatos europeus. Veja a comparação:

Vermelho: Campeonato Inglês; Azul: Campeonato Francês; Verde: Campeonato Italiano; Amarelo: Campeonato Espanhol; Marrom: Campeonato Português.

Nota-se que, com exceção de um breve período na década de 1990, o Campeonato Português foi sempre o menos equilibrado entre os 5 torneios considerados. Aliás, até os anos 1980, a diferença entre Portugal e o resto era significativa.

Esse resultado combina com o senso comum. Desde o início de sua história, o Português sempre foi dominado por apenas 3 times (Porto, Benfica e Sporting). Isso não mudou até hoje. O que mudou foi que outros países, que antes tinham razoável equilíbrio entre grandes e pequenos, hoje também vêem domínio absoluto de 2 ou 3 times, aproximando Portugal do resto.

3 comentários:

  1. E, com o Sporting em baixa, a briga pelo campeonato fica bipolarizada, por mais que o Braga tenha tentado nos últimos anos, parece agora perder um pouco da força. E o Boavista, que talvez tivesse uma estrutura pra tentar fazer algo, pena na terceirona (até brigou nas últimas temporadas, mas nessa tá longe de subir). Quem tá dando a volta por cima em equilíbrio é o holandês, que com a decadência do Feyenoord nos últimos anos via a disputa bipolarizada, agora o próprio time de Rotterdã junta-se a Twente, AZ e mais alguns esporádicos que mudam a cada temporada (Herenveen, Utrecht, Vitesse, NAC, etc) na briga contra PSV e Ajax. E, por fim, em termos de equilíbrio, temos os campeonatos que acabaram monopolizados por incompetência da concorrência: O tripé Grego agora só tem uma perna, já que Panathinaikos e AEK não têm mais força pra brigar com o Olympiakos. O único que é regular lá entre os primeiros é o PAOK, mas não faz sombra ao time de Piréu. E, por fim, o Escocês, que não tem nem comentários do que vai ocorrer depois do rebaixamento do Rangers.

    ResponderExcluir
  2. Ah, entre os grandes que falta, também vejo boa possibilidade de equilíbrio no Alemão. Menos que o francês, porém talvez semelhante ao italiano... É interessante ver outros campeonatos menos badalados e que vêm perdendo a força que já tiveram outrora, como o tcheco, cujos clubes não fazem mais as mesmas boas campanhas continentais, mas o campeonato nacional está bem equilibrado, fugindo dos "grandes", ao contrário do sérvio, cujos principais clubes somam um título e um vice da Champions League, mas que agora vê o Partizan monopolizar as ações no certame interno...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu já fiz a análise do equilíbrio na Alemanha! O link está aqui:
      http://www.futrankings.blogspot.com.br/2012/10/equilibrio-em-queda-tambem-na-alemanha.html
      (só não incluí no gráfico para não ficar muito difícil de ler)

      Excluir