sábado, 10 de março de 2012

Equilíbrio na França também está em queda

Há alguns meses, mostrei que há uma tendência de queda no equilíbrio dos três mais importantes campeonatos europeus: Inglaterra, Espanha e Itália. Agora vejamos se no Campeonato Francês, que é o mais nivelado do continente, isso também acontece.

A metodologia para medir o equilíbrio dos campeonatos é uma adaptação do Índice de Gini, usado para medir concentração de renda em Economia. A explicação completa do método de cálculo está aqui.

A evolução ano a ano do equilíbrio do Campeonato Francês, desde 1933/4 (considera-se só os campeonatos da era profissional disputados por pontos corridos), é a seguinte:

*Em azul, o índice de equilíbrio de cada edição do Campeonato Francês. Em preto, a linha de tendência, calculada pelo Excel.

Com exceção de algumas oscilações pontuais, o equilíbrio na França é bastante estável ao longo do tempo (em geral, fica entre 55% e 75%). Tomando como base a linha de tendência, percebe-se que o auge do equilíbrio do torneio aconteceu nos anos 1950 e desde então vem caindo lentamente. No entanto, assim como acontece na Espanha, na França a linha de regressão não tem uma significância alta (r² = 0,213).

Por outro lado, outros dados confirmam a tendência: 4 das 5 edições menos equilibradas aconteceram recentemente, entre 1997 e 2010 (o torneio menos equilibrado da história, curiosamente, foi disputado no longínquo 1934/5). Além disso, as três edições mais equilibradas foram realizadas entre 1955 e 1965.
Em resumo: embora ainda seja o campeonato mais equilibrado entre os “grandes” torneios da Europa, o Francês, a exemplo dos outros, vem assistindo seu equilíbrio diminuir gradualmente.

3 comentários:

  1. Alexandre "Garrincha"12 de março de 2012 às 19:59

    É natural, cada país vai vendo o surgimento de "potências". Mesmo assim, o francês reveza as suas, tem time que disputa pra não cair uma temporada e na outra está brigando pelo título. Nos outros campeonatos analisados, os fatores de desequilíbrio (times muito fortes e times muito fracos) são basicamente os mesmos entre um ano e outro.

    ResponderExcluir
  2. Tomaz, uma pergunta: Historicamente, quais as ligas mais relevantes dentro do continente europeu? Consegues estabelecer um critério próprio para organizá-las? Intuitivamente, consigo separar em alguns blocos: 1 - Inglatera, Espanha e Itália; 2 - Alemanha e França (com destaque óbvio para a primeira), 3 - Holanda e Portugal, 4 - (aqui fica difícil) Rússia, Grécia, Escócia, ...(?)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alexandre,
    Falando intuitivamente, acho que você tem razão: seriam essas mesmo as mais importantes.
    Para medir isso em critérios objetivos, imagino duas opções:
    - Fazer um ranking histórico da Liga dos Campeões, e depois somar os pontos dos clubes de cada país;
    - Simplesmente contar o número de títulos (ou de finalistas ou de semifinalistas) de cada país na LC, Copa Uefa e Recopa.
    Não são métodos perfeitos, claro, mas já permitiriam uma boa noção das ligas mais importantes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir