domingo, 27 de novembro de 2011

O futebol italiano está cada vez menos equilibrado?

Ultimamente, tenho visto muitos jornalistas e torcedores dizerem que o futebol europeu está cada vez menos equilibrado. Boa parte dessas opiniões vêm de gente que entende do assunto e é acompanhada de argumentos razoáveis: é quase impossível um time pequeno ser campeão, a diferença entre ricos e pobres está cada vez maior, Barcelona e Real Madrid fazem campanhas absurdas na Espanha...

Em vista disso, fiz um pequeno levantamento para verificar se, estatisticamente, a percepção de que o futebol nas grandes ligas européias está cada vez mais polarizado se sustenta. Para isso, calculei o Índice de Equilíbrio de todas as temporadas dos três mais tradicionais campeonatos da Europa: Inglaterra, Itália e Espanha.

Os resultados na Inglaterra já foram assunto de um texto anterior. Apresento, agora, os dados da Itália; nos próximos posts, falarei da Espanha e farei um balanço da situação como um todo.

No caso da Itália, o cálculo do Índice de Equilíbrio só foi possível a partir do momento em que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, ou seja, da temporada 1929/30 em diante. Para o cálculo, foi considerada a pontuação alcançada pelas equipes dentro de campo, descontando as frequentes punições que resultaram em perdas de pontos.

Assim, o Índice de Equilíbrio do Calcio ano a ano é o seguinte:

 *Em azul, o Índice de Equilíbrio de cada temporada; em preto, a linha de tendência calculada pelo Excel

Agrupando os resultados médios de cada década, temos os seguintes valores:


Os dois gráficos apresentam os mesmos resultados: um pico de equilíbrio nos anos 40 e 50, queda gradual até os anos 70 e uma leve recuperação nos anos 80, antes de despencar nas duas décadas passadas. Nos últimos 2 anos, há sinais de esperança de que um pouco de equilíbrio esteja retornando ao Calcio.

Observando os anos de maior e menor equilíbrio, também fica clara a polarização recente: a pior marca da história, 42,1%, foi alcançada na temporada 2003/4, e todos os 5 anos que ficaram abaixo de 50% estão entre 1998 e 2007. Por outro lado, as 7 temporadas que ficaram acima de 70% concentram-se entre 1938 e 1958.

Em resumo: no caso do futebol italiano, pode-se afirmar sem dúvida que o campeonato, hoje, é muito menos equilibrado do que no passado. Como consolo, há a esperança de que já tenhamos saído do “fundo do poço” – graças, em parte, ao enfraquecimento de alguns times grandes depois do escândalo do “Calciopoli”.

Um comentário:

  1. Boa, Tomaz. Esse ano, com ascenção de times como Udinese e Napoli, que não são "papões", ou mesmo a Juve, que se for campeã não deve ser disparada, o índice deve ser muito maior. Fico na espera do Espanhol para depois ver a comparação entre os três... (eu sei que dá trabalho, não precisa nem fazer um post, mas incluir na comparação também o Alemão e o Francês seria muito interessante, principalmente o último).

    ResponderExcluir