quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Campeonato Espanhol está cada vez menos equilibrado?

Dando continuidade à análise da evolução do equilíbrio nos principais campeonatos europeus, apresento aqui os dados do Campeonato Espanhol.

A primeira impressão, motivada pelos absurdos desempenhos de Barcelona e Real Madrid em temporadas recentes, é que o Espanhol vive uma fase de extremo desequilíbrio. No entanto, o gráfico histórico traz surpresas:

*Em vermelho, o Índice de Equilíbrio de cada temporada; em preto, a linha de tendência calculada pelo Excel

Vemos que, na Espanha, a variação da tendência histórica é bem mais suave que em outros países. Na verdade, o futebol espanhol não apresenta uma direção tão clara quanto Itália e Inglaterra: há um sobe-e-desce muito forte de uma temporada para outra, o que dificulta a construção de uma linha de tendência significativa. Não por acaso, o R² (medida estatística que indica a significância da regressão calculada) é só de 0,18, enquanto nos outros países era superior a 0,50.

Calculando-se as médias do índice por décadas, uma certa oscilação fica mais visível:


Podemos dizer que houve um leve crescimento de equilíbrio até os anos 1970, e desde então a liga espanhola tem ficado cada vez mais polarizada. Essa queda, no entanto, é lenta e pouco significativa, se comparada com a de outros países.

No entanto, a sensação de que o equilíbrio está em baixa não é falsa: a temporada 2009/10 foi a mais desequilibrada de todos os tempos – o último campeonato, no entanto, recuperou-se um pouco. Ainda é cedo para afirmar que se trata de uma tendência para o futuro, mas existem motivos para preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário